Publicado em / por Alexandra Santos Silva / em Marketing Digital, SEO . Search Engine optimization

Conteúdo que é conteúdo não tem comprimento, tem valor!

Nos últimos anos, muito se tem debatido sobre a questão que hoje vamos “colocar em cima da mesa”: afinal, os artigos devem apresentar conteúdo extremamente longo para que tenham sucesso?

Vários profissionais de SEO afirmam afincadamente que o comprimento do conteúdo de cada artigo está correlacionado com os rankings e que é esse o fator mais importante para determinar o sucesso de um artigo.

Esta afirmação nasce do facto de associarmos o comprimento do conteúdo a qualidade intrínseca. De facto, a nossa classificação pode efetivamente ver-se aumentada a curto prazo…porém, não é isso que o Google quer!

Por isso, e embora a contagem de palavras esteja diretamente relacionada com os altos rankings, existem alguns factores que são muito mais valiosos na hora de pôr o seu artigo “a render”. Descubra-os!

O conteúdo tem de agregar valor

conteúdo

Mais do que qualquer outra coisa, o conteúdo escrito deve fornecer ao leitor o máximo de informação relevante. Só desta forma conseguirá alcançar “o tão almejado” objetivo de os seus leitores partilharem o seu artigo e, por isso, aumentar a sua classificação em termos de alcance.

Se o seu conteúdo for valioso, maior será a probabilidade dos seus leitores se converterem em futuros clientes. Por isso, ao redigir um artigo de blog, deve dar primazia à qualidade das informações partilhadas e não à quantidade de texto escrito.

 

Porque os leitores leem o seu conteúdo

Para entender os seus leitores, primeiro deve entender as necessidades e especificidades do leitor. Reconhecer a razão pela qual os seus leitores vão até si é fundamental para elaborar um conteúdo que os vá agradar.

Assim, tem de ter a certeza que o seu conteúdo é fidedigno, completo e atualizado, de forma a tornar-se explicativo e detalhado para um público menos informado, mas também condizente com a experiência de um público mais experiente. Por isso, para fornecer o máximo de valor, tem de entender a intenção dos leitores!

 

Mais do que palavras!

conteúdo-2

Hoje em dia, forçar os leitores a ler o conteúdo não é a estratégia mais inteligente…assim, devem ser oferecidas alternativas de conteúdo aos leitores, como gráficos, vídeos ou até experiência de áudio.

A razão é simples! Uma descrição bastante extensa não é a melhor forma de apresentar algo mais detalhado, especialmente se a ideia for mais complexa. Desta forma, uma imagem, gráfico ou vídeo são a melhor opção para apresentar algo que careça de mais detalhes. Esta é uma das razões pela qual, hoje em dia, cada vez mais manuais de instruções contêm ilustrações.

Também as empresas recorrem, atualmente, à exponencial apresentação de vídeos para apresentar os seus serviços, o que confere ao conteúdo redigido ainda mais valor. Outro facto relevante são os estudos que demonstram que páginas com conteúdo composto com texto e imagens tendem a ter melhor classificação.

Obviamente que, falando de custos, criar um vídeo de alta qualidade é, geralmente, mais alto do que o custo de escrever um artigo…porém, consegue “impressionar” o leitor!

 

 

Conteúdo bem escrito é fundamental!

Gramática e ortografia corretas são vitais para que o seu conteúdo se torne valioso e possua argumentos credíveis. Se utilizar uma gramática pobre, tanto o Google como os seus leitores acabarão por notar.

Algumas pesquisas defendem que o algoritmo do Google é capaz de distinguir entre conteúdo bem escrito e conteúdo insuficiente. Como tal, este poderá vir a ser um fator de diferenciação para o “tio Google” que, tal qual “professor da velha guarda” , classifica os alunos mediante o seu arcaboiço literário!

Resta aqui reter: leitores gostam de conteúdos bem redigidos, por isso, não deixe a revisão final para “um eventual futuro”!

Na ótica do utilizador, se chegar a uma página e encontrar má ortografia e gramática fraca, certamente procurará outro local onde procurar o seu conteúdo.

Na verdade, os leitores fazem isto não por se acharem os “suprassumos” da Língua Portuguesa, mas sim porque ler texto mal escrito é extremamente difícil!

Assim, nunca é demais lembrar: conteúdos mal redigidos não atraem, não convertem e não vendem!

 

Em terra de keywords, a otimização é a rainha!

Se o seu objetivo passa por criar conteúdos memoráveis para que os seus leitores apreciem e não esqueçam, é inteligente garantir que o texto é adequadamente otimizado para keywords valiosas!

Desta forma, será muito mais simples classificar o seu texto para que seja facilmente encontrado, trazendo tráfego passivo do Google, bem como de outros motores de pesquisã, como Yahoo e Bing.

Nenhum negócio deve depender exclusivamente do tráfego SEO, mas deve olhar para esta ferramenta como uma verdadeira engrenagem de alcance…uma medida a ser bem estruturada e implementada!

Antes de otimizar qualquer artigo, é necessário descobrir o volume de pesquisa das keywords que tenciona usar…para o efeito, existem várias ferramentas no mercado que lhe dão a conhecer não só o volume de pesquisa das palavras-chave, mas também o grau de dificuldade de alavancagem de cada uma.

 

O tempo dos leitores é sagrado!

Outro detalhe a ter em conta é que, ao invés de se preocupar excessivamente com a proporção do seu conteúdo, deve garantir que o tempo dos leitores não é desperdiçado!

Desta forma, conseguirá escrever conteúdos relevantes, sucintos e nada “boring”! Ao ter este cuidado, mostrará aos seus leitores que valoriza o tempo deles, bem como as suas necessidades de informação, fornecendo-lhes respostas rápidas e concisas.

Desta forma, o seu artigo tornar-se-á valorizado, já que representa a resposta eficiente às questões dos seus leitores.

Está mais do que visto que um bom artigo não tem de ter, necessariamente, o tamanho da “Arca de Noé”, contendo milhares de palavras e redundâncias que, para quem procura informação, em nada ajudam.

Perante o Google, é precioso apresentar um conteúdo variado, com boa sintaxe e gramática correta, sendo ainda mais proveitoso o uso de SEO para otimizar as suas keywords.

Assim, o valor do conteúdo não está no seu tamanho, mas sim na qualidade e eficiência com que ele é apresentado!

Gostava de ter os melhores artigos no seu blog? Não sabe por onde começar? A Uebyou tem um ótimo copy, de certeza que o vai impressionar!

Tags: