Incentivos à Internacionalização via E-Commerce
Incentivos à internacionalização via E-commerce (Comércio Digital) – Já se encontra aberto o mais recente aviso com apoios a fundo perdido que poderão ir até 50% dos montantes totais dos investimentos.
Índice
Tipologias de despesas elegíveis
Destinado a PME’s
Apoio Não Reembolsável
Dotação global de €4,5 Milhões
Apoio ao E-commerce Internacional é a mais recente política de incentivos à internacionalização via E-commerce que procura apoiar projectos de pequenas empresas.
O incentivo à Internacionalização do Comércio Electrónico é uma medida que visa impulsionar as exportações online de produtos e serviços portugueses e está disponível para as empresas que desejem iniciar ou reforçar a sua presença internacional através de canais de comércio electrónico.
Através destes incentivos à internacionalização via E-commerce, as PME obtêm apoio para os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
Objetivos
A internacionalização através da medida incentivos à internacionalização via E-commerce pretende conceder apoio a projectos individuais de Pequenas e Médias Empresas que são apoiados por planos pormenorizados de comércio electrónico internacional e que visam a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados ao digital.
Os projectos têm de integrar uma presença directa em canais online, incluindo a criação de lojas próprias e/ou adesão a mercados, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
O concurso visa duas prioridades em particular:
- A sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais;
- O apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenham experiência internacional consolidada através de canais digitais.
Beneficiários
As entidades beneficiárias da medida de incentivos à internacionalização via E-commerce são as PME’s – Pequenas e Médias Empresas de todo o território nacional Português.
Dotação Orçamental
- A dotação global é de 4,5 milhões de euros, sem prejuízo de poder ser aumentada em função das candidaturas que possam ser seleccionadas.
Apoio
- Existe um incentivo não reembolsável que é calculado aplicando uma taxa de 50% sobre as despesas elegíveis.
Critérios de Elegibilidade
Beneficiários:
Os beneficiários que pretendam beneficiar da medida de incentivos à internacionalização via E-commerce deverão:
- Dispor de contabilidade organizada;
- Possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura (não aplicável a empresas com menos de um ano de atividade).
Projetos:
- Ter data de início dos trabalhos após a data do pedido de auxílio ou da candidatura;
- Demonstrar viabilidade económico-financeira;
- Cumprir o princípio do DNSH;
- Apresentar uma matriz de risco, com avaliação detalhada dos riscos de segurança e cibersegurança, bem como as respetivas medidas de mitigação;
- Obter uma pontuação superior a 20 pontos no Diagnóstico E-commerce;
- O Plano E-commerce Internacional deve obedecer à estrutura e aos termos de referência definidos no Anexo I do aviso de concurso. As candidaturas que não demonstrem o alinhamento do plano de investimentos proposto com o Plano de E-commerce Internacional obtêm uma decisão Desfavorável.
Tipologias
- “Novas Exportadoras” – com uma pontuação igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no Diagnóstico E-commerce;
- “Mais Mercados” – com uma pontuação igual ou superior a 75 pontos no Diagnóstico E-commerce.
Despesas Elegíveis
- Entre 10.000€ e 25.000€ para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
- Entre 25.000€ e 85.000€ para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.
Tipologia de Despesa Elegível
As tipologias elegíveis para a medida de incentivos à internacionalização via E-commerce são as seguintes:
As aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
As despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
- Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
- Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
- Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
- Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
- Content Marketing: criação e Distribuição de Conteúdos Digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) para atrair a atenção dos clientes e direccioná-los para ofertas comerciais da empresa;
- Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
- Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- Business Inteligence e Web Analytics: recolha, processamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interacção do cliente no ambiente digital, a fim de identificar padrões, correlações e conhecimentos relevantes para reforçar a gestão e os processos de tomada de decisão.;
Custos com pessoal técnico directamente afectado à implementação do projecto, com provas de competências/valores em comércio electrónico e marketing digital e correspondentes a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).
Duração dos projetos
A duração máxima da medida incentivos à internacionalização via E-commerce é de doze meses a partir da data da assinatura do Termo de Aceitação. Os projectos devem ter início o mais tardar seis meses após a decisão de concessão de apoio.
Indicadores de Resultados
- Criação de loja própria online;
- N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online;
- N.º de novas adesões a marketplaces;
- N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.
Projeto e Candidatura
Estabelece-se como condição de acesso a realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com uma pontuação final superior a 20 pontos, nomeadamente:
A Uebyou está apta a poder criar e efetuar a sua candidatura à medida incentivos à internacionalização via E-commerce com a vantagem do Know-How nestes processos.
As diferentes fases são abrangidas pela metodologia utilizada pela Uebyou para a realização do projecto e aplicação, e são as seguintes:
- Análise e enquadramento da ideia ou do projeto;
- Definição dos objetivos;
- Identificação e seleção dos instrumentos de financiamento mais adequados;
- Desenvolvimento do Plano de Negócios/ Ecommerce Internacional e do Projeto de Investimento e Estudo de Viabilidade;
- Submissão e acompanhamento da candidatura;
- Assistência técnica à implementação dos projetos.
Caso opte por realizar de forma autónoma a sua candidatura saiba que deverá efetuar os seguintes procedimentos:
1. Realizar Diagnóstico de E-commerce
Previamente à submissão da candidatura, a PME deve realizar o seu Diagnóstico de E-Commerce no website Portugal Exporta. O resultado da avaliação define a tipologia da candidatura a submeter: Novas Exportadoras ou Mais Mercados.
As recomendações disponibilizadas neste Diagnóstico têm ainda como objetivo fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-Commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura.
2. Desenvolver um plano de E-commerce Internacional
É necessário que o promotor apresente um plano internacional de Comércio Electrónico detalhado para apoiar a candidatura.
Este plano deve obedecer à estrutura e aos termos de referência definidos no Anexo I do Aviso de Abertura de Concurso n.º 08/C16-i02/2022.
As PME candidatas podem optar pela apresentação autónoma do seu plano, ou solicitar o apoio da Uebyou para desenvolvimento deste plano.
3. Realizar a candidatura
As candidaturas são realizadas pelas PME através de formulário eletrónico disponível no Balcão dos Fundos.
Em anexo à candidatura, a PME terá que submeter o Diagnóstico de E-Commerce disponibilizado pela Uebyou ou AICEP e o seu Plano de E-Commerce Internacional.
No formulário de candidatura a empresa deve assinalar a tipologia de projeto a que se está a candidatar, Novos Exportadores ou Mais Mercados, em resultado da avaliação obtida no seu Diagnóstico de E-Commerce.
Candidatura com a Uebyou
Caso pretenda iniciar o projeto de apoio à medida de incentivos à internacionalização via E-commerce com a Uebyou saiba que estamos completamente à vontade para o ajudar a conseguir criar a estratégia certa de Internacionalização Via E-commerce para a sua organização:
Planeamos, criamos e submetemos a sua candidatura
Desenvolvemos e implementamos a sua estratégia Online de Internacionalização