Publicado em / por Alexandra Santos Silva / em Marketing Digital, SEO . Search Engine optimization

Estratégia de Marketing Digital – o primeiro passo para o sucesso do seu negócio no digital!

Sabia que uma Estratégia de Marketing Digital é essencial para planear e aumentar o crescimento eficaz de uma empresa e, quiçá, potencializar o lucro?

 

Índice

O que é uma estratégia de Marketing Digital?

Porque é que a sua empresa precisa de uma estratégia de Marketing Digital?

As seis bases para uma estratégia de Marketing Digital poderosíssima!

Como construir uma estratégia de Marketing Digital?

E que tal elaborar uma estratégia com a ajuda da Uebyou?

 

Está a começar o seu negócio no digital? Já tem o seu negócio implementado mas sente que lhe falta aquele “je ne sais quoi”? Possivelmente, está na altura de pensar numa boa estratégia de Marketing Digital!

A Internet tem sido vista como uma oportunidade para criar valor às empresas, sendo hoje parte integrante do mundo empresarial moderno, conectando as pessoas com as organizações onde compram ou adjudicam serviços.

E se antes ter um bom site, num bom alojamento era o “quanto basta”, hoje em dia é necessário conquistar espaço, alcançando e atraindo clientes.

Para isso, nada melhor do que criar uma estratégia de marketing digital bem estruturada e ponderada, que nos dirá o caminho a seguir…e sem perder o foco!

 

O que é uma estratégia de Marketing Digital?

Uma estratégia de Marketing Digital permite-nos atingir objetivos específicos no nosso negócio, através da definição dos canais online que vamos utilizar e da definição do que vamos, ao certo, fazer para angariar clientes.

Para começar, uma estratégia desta natureza pode incluir ferramentas orgânicas ou pagas, como anúncios pay-per-click, search-engine-optimization, anúncios em redes sociais, e-mail marketing e muito, muito mais.

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Não podemos afirmar uma campanha como uma estratégia, já que é apenas um pequeno “ponto” do plano estratégico. Assim, de forma muito sucinta, podemos classificar a estratégia de marketing digital como um plano do que pretendemos alcançar nos canais digitais e de como se planeia fazê-lo.

Por isso, este plano de marketing inclui as ações específicas a tomar, levando-nos em direção ao objetivo final inicialmente definido. Essas ações fazem parte de uma estratégia de marketing digital, como a que vemos em seguida:

 

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Em si, a estratégia é ampla, cobrindo objetivos centrais e campanhas potenciais, e pode haver várias!

 

Porque é que a sua empresa precisa de uma estratégia de Marketing Digital?

Seja uma empresa B2B, B2C ou B2B2C, uma estratégia de Marketing Digital é essencial para impulsionar o seu negócio e colocar a sua marca nas “bocas do mundo”, gerando vendas!

Cada vez mais, grande parte do nosso tempo é passado online, assim como as compras online, que nos últimos anos sofreram um boost de aderência, principalmente após a pandemia do Covid-19.

Seja através de email, facebook, Google, são vários os canais por onde pode ir ao encontro dos seus potenciais clientes. Através de uma estratégia bem definida, é-nos permitido competir online, não só porque os canais são, efetivamente, eficazes, mas também porque a maioria da concorrência já lá está, chegando antes de nós até aos clientes que queremos impactar.

O marketing digital é um empreendimento altamente rentável, que permite um arranque com baixos custos considerando-se, por isso, mais barato do que os canais tradicionais, como a rádio, a televisão, design e impressão de flyers, etc.

Tem ainda a vantagem de nos permitir alcançar globalmente mais pessoas e de, ainda, definir o tipo de público que queremos alcançar.

Quer isto dizer que, com o marketing através de canais digitais, é possível personalizar a experiências dos anúncios, como é o caso dos dados demográficos, como idade, género, localização, interesses, emprego, etc.

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As seis bases para uma estratégia de Marketing Digital poderosíssima!

À primeira vista, as estratégias de Marketing Digital podem parecer complexas…no entanto, elas são compostas por blocos de construção que estruturam um plano de marketing forte e poderoso.

 

1 – Website envolvente

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Para começar, o website de uma marca deve representá-la em todas as vertentes: alma, corpo e coração, que é como quem diz, carácter e especificidades da marca, imagem conceptual (como se apresenta ao público) e missão, visão e valores que regem o negócio.

Para tal, o website deve ser desenhado tendo em conta a responsividade aos vários dispositivos, com um design claro e apelativo, com uma estrutura concreta e intuitiva e, acima de tudo, com transparência pelo que é a marca e o que ela representa ou pretende dar a conhecer ao público.

Assim, o design do site deve ser user-friendly, permitindo a sua visualização através de telemóvel ou tablet, mas com as mesmas funcionalidades que existiriam em desktop. Além disso, deve ter um aspeto clean e bastante atrativo.

 

2 – Otimização para motores de pesquisa

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O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta orgânica que visa melhorar a posição de um site nos motores de pesquisa, como Google ou Bing.

Para desenvolver esta tática, são realizados vários ajustes ao conteúdo das páginas do website, sendo primeiro definida uma palavra-chave, que será trabalhada ao longo dos conteúdos de determinada página.

O conteúdo é também trabalhado fora das páginas, através de metatitles, descrições e imagens com as mesmas keywords.

Esta ferramenta assegura que os algoritmos do Google reconhecerão autoridade ao seu site, colocando-o nos primeiros resultados de pesquisa, tendo em conta a keyword definida.

Esta autoridade pode ainda ser aumentada, através de criação de um catálogo de backlinks de extrema qualidade, que são publicados noutros sites. Equivale isto a uma recomendação fornecida por outros sites.

O SEO é um processo extenso, complexo e demorado…no entanto, existem vários plugins que facilitam o seu desenvolvimento e permitem que os profissionais de marketing consigam executá-lo de forma eficiente.

 

3 – Marketing de Conteúdo

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Imagens impactam, mas texto bem estruturado e criativo vende…ai se vende!

Como tal, o marketing de conteúdo prevê a criação de conteúdo criativo e original que agregue valor ao produto/serviço disponibilizado por determinada marca, com o objetivo de gerar reconhecimento da mesma, aumentar o tráfego, gerar leads e atingir clientes.

 

 

4 – Email Marketing

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O email marketing permite comunicarmos de forma direta com o público que se mostrou recetivo para esse efeito, normalmente através da subscrição da newsletter no nosso site.

Através deste canal, várias marcas promovem os seus conteúdos, notícias, descontos e promoções, direcionando simultaneamente os utilizadores para o site.

 

5 – Redes Sociais

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Numa marca que queira singrar, é crucial apostar numa presença forte nas redes sociais.

Sabia que 90% dos usuários segue, pelo menos, uma marca ou negócio no Instagram? Por isso, quer seja de forma orgânica ou paga, é fulcral estar presente!

A otimização do alcance do público pode ser conseguida através de anúncios pagos nas plataformas, como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, TikTok, etc.

Nas últimas décadas assistiu-se à diminuição de alcance orgânico, muito devido ao “pay-to-play” instituído nas plataformas…por isso, se quer “manter-se no jogo”, há que apostar nos anúncios pagos.

 

6 – Pay-per-Click

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Os anúncios pagos, ou PPC, são anúncios nos quais se paga por objetivo, ou seja, cada vez que o utilizador clica no nosso anúncio, nós (marca), pagamos por esse clique.

Normalmente, esse clique pode ocorrer num anúncio de um produto, uma inscrição em newsletter, o preenchimento de um formulário de contacto, etc.

Nas plataformas sociais, os anúncios podem ser direcionados para pessoas com especificidades concretas, como interesses, localização geográfica, idade, género, etc.

A publicidade pay-per-click também pode ser utilizada nos Anúncios do Google, o que permite que os anúncios apareçam acima nos resultados da pesquisa por keywords relevantes.

Porém, noutros anúncios do Google como anúncios display ou, até mesmo, no Youtube, as campanhas podem ser personalizadas de forma a atender às necessidades pretendidas.

A fórmula é simples: ao executar os Anúncios do Google, licitamos as palavras-chave ou frases específicas, o que nos permite construir anúncios de qualidade que competirão contra a concorrência.

 

Como construir uma estratégia de Marketing Digital?

1 – Bases digitais em dia

Antes sequer de pensar em iniciar uma estratégia de marketing digital com projeção de campanhas, é necessário saber se temos as nossas bases digitais em dia ou, pelo menos, investir na nossa formação antes de “arrancar”.

Depois, é necessário saber o essencial para atualizar o nosso site e não deixá-lo cair em esquecimento. Este deve ser rápido, já que a sua velocidade é um fator de classificação importante para SEO…tenha em conta que um site que demore mais de três segundos para carregar, para o Google, é suficientemente lento!

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Também e importante o site ser seguro, fator este que é incrivelmente importante, agora que tanto se fala em cyber-crime.

HTTPS, uma firewall robusta e um serviço de alojamento seguro são os três grandes pilares, de mãos dadas contra cyber-ataques.

 

2 – Definir metas é meio caminho andado

Quais os objetivos que se pretende alcançar? Como se defina sucesso para a sua marca?

A resposta a estas perguntas depende, de facto, dos seus objetivos, que podem ser apenas levar o nome da marca às massas e torná-la conhecida e interessante, ou podem até ser o de gerar vendas e conversões ou, quiçá, clientes para a vida.

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Perguntas como “Quanto tenciono que o meu negócio cresça durante esta estratégia?”, “Quanto espero aumentar de lucro até ao final do próximo trimestre?” são perguntas válidas que nos ajudarão a desenvolver os melhores e os piores cenários.

É também nesta fase que se decidem as ferramentas certas para o alcance do sucesso e que se pondera se elas são acessíveis e quanto é necessário nelas investirmos.

 

3 – Definir e entender a persona

Quer desenvolver uma estratégia de marketing poderosa? Defina primeiro para quem a vai fazer!

Analise e descubra quem são os seus principais clientes e entenda as características comuns a cada um deles, quais os seus pontos de dor, motivações, gostos e aversões.

Desta forma, poderá criar uma estratégia que fale diretamente com as necessidades do seu público-alvo!

Uma estratégia de marketing digital pode incluir várias campanhas direcionadas a diferentes tipos de pessoas entre os seus clientes. Seccionando as suas campanhas, não só terá a garantia de que chegará aos vários tipos de público que se interessam pela sua marca, como fará com que, inevitavelmente, abranja mais público.

 

4 – E os ativos digitais?

É dado o momento de juntar tudo o que foi dado a conhecer nos pontos anteriores, saber exatamente o que temos e transformar trabalho em sucesso!

Nesta fase, deve proceder a uma auditoria a todos os ativos digitais da sua marca, tanto pagos como orgânicos. Aqui podemos ter em conta contas de negócios no meta (facebook e instagram), contas de anúncios, anúncios pagos, pixel, etc.

Após tudo listado, é possível determinar quais as campanhas mais rentáveis, bem como perceber quais as lacunas presentes no seu catálogo de ativos.

Fazem parte dos ativos digitais, também, outras contas em redes sociais, artigos de blog no seu site e qualquer conteúdo que seja relevante. No caso dos artigos, há que ter o factor qualidade em conta, já que “qualidade não é um ato, é um hábito.”

Assim, deve atualizar e melhorar os artigos que tem publicados no seu site (o mesmo vale para outros conteúdos presentes num site), o que pode até melhorar a posição do seu site no Google.

“Red flag” ao qual deve estar alerta – elimine conteúdos duplicados, o Google não é propriamente fã!

 

5 – Mapear o plano – o que significa?

Agora que está tudo definido, é altura de mapear a sua estratégia de marketing. É agora que se cria, per se, o plano de criação de conteúdo, tendo em conta todas as falhas e necessidades encontradas ao longo do processo.

É o momento de projetar o seu conteúdo, o seu público, as campanhas a promover no futuro, as plataformas que usará, o tempo investido em cada uma e, claro, o dinheiro que está disposto a gastar com a sua estratégia.

Juntando tudo, dá-se origem a um documento mestre que contém toda a estratégia do princípio ao fim, com uma linha de tempo que preconize todas as campanhas, tendo em vista o seu objetivo final.

 

E que tal elaborar a sua estratégia com a ajuda da Uebyou?

Uma estratégia de Marketing Digital é, sem sombra de dúvidas, a espinha dorsal do lucro de um negócio, tanto através de outbound marketing, como de inbound marketing .

No mundo dos negócios, cada vez mais os canais digitais conquistam mais popularidade e potencial, sendo que já quase todos possuem algum tipo de presença online.

Construir um plano que determine os seus passos no mundo do marketing digital, não só ajudará a promover o engagement do seu negócio, como cumprir todas as fases do mesmo, em prol do sucesso da sua marca.

Para melhor exemplificar, damos-lhe a conhecer o novo funil de marketing que visa compreender as várias fases de um negócio…na Uebyou, vamos mais longe, dizemos-lhe como alcançar cada uma das fases!

 

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Se é trabalhoso? É! Mas na Uebyou não fazemos por menos! Ajudámo-lo a elaborar e implementar uma estratégia de marketing digital com cabeça, tronco e membros, uma estratégia que converte, uma estratégia vencedora!

 

 

Está preparado para impulsionar o seu negócio? Ter a sua marca a trabalhar a “todo o gás”? Se está à espera da altura certa, acredite que ela, quando chega não avisa…agarre já o seu momento!

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